“A borracha cega, mas não cala”, diz fotógrafo atingido por bala de borracha da PM

Sérgio Silva ficou cego do olho esquerdo enquanto cobria a manifestação do dia 13 de junho em SP; abaixo-assinado pede o fim das chamadas ‘armas menos letais’

Sérgio Silva ficou cego do olho esquerdo enquanto cobria a manifestação do dia 13 de junho em SP; abaixo-assinado pede o fim das chamadas ‘armas menos letais’

*Brasil de Fato

O fotógrafo Sérgio Silva, de 31 anos, foi atingido por uma bala de borracha enquanto fazia a cobertura fotográfica da manifestação realizada no dia 13 de junho contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo. A repressão violenta da Polícia Militar cegou o olho esquerdo do fotógrafo.

Assim como Sérgio, em diversas cidades do Brasil, muitas têm sido as vítimas das chamadas ‘armas menos letais’, como a bala de borracha, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, durante protestos e manifestações.

Diante deste cenário de intensa repressão policial, um abaixo-assinado pelo fim da utilização destas armas contra os manifestantes está circulando na internet. (Para assinar, clique aqui)

O pedido é direcionado ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, ao secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, e ao Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo, Benedito Roberto Meira. O objetivo é proibir que elas sejam utilizadas em manifestações políticas.

“O Estado deve formar policiais que tenham outras repostas para as manifestações que não seja a violência, e para que armas desse nível não sejam utilizadas no acompanhamento de manifestações, onde a sociedade busca defender seus direitos. É necessário repensar como a polícia deve agir. Dessa forma, defendo que a extinção dessas armas deve ser imediata”, afirma o fotógrafo Silva, no texto em que explica o propósito do abaixo-assinado. (com informações do Sindicato dos Químicos Unificados)

Confira a entrevista feita pelo Sindicato dos Químicos Unificados:

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s