Boicote criminoso contra o Projeto Agosto Para Igualdade Racial

Jair-SilvaNão é de hoje que determinados órgãos de comunicação trata com desprezo as ações e projetos do Movimento Negro de Campina Grande (PB). Lembro-me que no ano passado fui o responsável pela vinda do professor Carlos Moore a Campina Grande, mas a TV Itararé, através do Programa Diversidade, ao fazer a entrevista com o professor Moore não citou o meu nome e preferiu esconder esse fato pra sociedade paraibana.Vejam o vídeo com a entrevista feita pela jornalista Carla Batista para logo  perceber que esse boicote vem se transformando em algo sistemático .

Já este mês convidamos as TVs Borborema, Itararé e Correio para fazer a cobertura jornalística do Projeto Agosto Para Igualdade Racial e não obtivemos êxito. Somente a TV Paraíba mostrou realmente ter respeito com o povo paraibano, pois essa emissora fez uma bonita e digna cobertura jornalística do Projeto Agosto Para Igualdade Racial. Muitos acadêmicos, também,  simplesmente preferiram ignorar os debates sobre o genocídio da juventude negra. Já o  jornalismo de mercado, sujo e mentiroso  TENTA A TODO CUSTO apagar a minha digna história de luta por uma sociedade justa, igualitária e livre do racismo. Um  certo vídeo  postado na internet continua me ofendendo e essa ofensa moral faz parte das retaliações que venho sofrendo por ter mostrado que a Câmara de Vereadores de Campina Grande não fez nada para promover a igualdade racial. Teve, inclusive, um jornalista do Correio da Manhã, Moribe Macedo, que no dia 3 de Agosto aplaudiu  a  atitude coronelista do Vereador Pimentel e ainda pediu ao povo de Campina Grande para não ir ao Projeto Agosto Para Igualdade Racial. O povo não deu a mínima para este cidadão que não  foi assistir os Mestres e Doutores palestrarem para uma platéia lotada na abertura e no encerramento do nosso belo Projeto Agosto Para Igualdade Racial.

Com relação a esse   vídeo fabricado por esse jornalista campinense, Lenildo Ferreira, vejo apenas como uma armação sórdida e que revela o lado podre e cruel   de dois Vereadores  que foram escolhidos pelos seus pares para serem os defensores pontuais dos  novos senhores de engenho, na cidade de Campina Grande. Por outro lado, tenho que dizer que este vídeo inescrupuloso e criminoso sob o ponto de vista da ética jornalística foi feito exclusivamente para fazer linchamento contra a minha digna, ousada e corajosa história de luta contra o racismo. Foi feito a toque de caixa e   para mostrar o quanto Lenildo Ferreira   se incomoda com a minha militância quilombista, socialista e popular, uma vez que sempre estive ao lado dos excluídos  na Paraíba como todo mundo sabe. Fui execrado publicamente pelo Correio da Manhã na voz de dois jornalistas que prestaram um grande desserviço à sociedade, já que tentaram em vão esvaziar um projeto que foi  como toda a sociedade paraibana sabe maravilhoso, belo e bem organizado e que contou com a ampla participação de muitos(as) professores, educadores, estudantes e estudiosos da história e cultura afro-brasileira. Contou com o apoio do Olodum, Ilê Aiyê, CENTRAC, SINTAB, GAV, Poeta Silas Silva da Paraíba, ADUEPB, Escolas de Capoeira Afro Nagô e Mukanbu Angola Paraíba, Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Federal.

A canalhice, portanto, não poderia vencer os herdeiros das lutas de Abdias Nascimento, Malcom X, Patrice Lumumba, de Gungunhana da etnia nguni, Felakuti, SamoraMachel, Josina Muthemba, Marcus Garvey, Nzinga, Lélia Gonzalez, Nkruma, Angela Davis, Steve Biko e Nelson Mandela. Não poderia vencer, obviamente, quem vive historicamente do lado dos ideais  dos negros que organizaram a Revolta dos Búzios em Salvador. Boicote, na verdade, deve ficar pra quem é pequeno espiritualmente  e mesquinho politicamente. Deve ficar  pra quem não pensou nos jovens negros que morrem todos os dias sob os olhos omissos do Governo estadual e da classe política paraibana, bem como de muitos acadêmicos de Campina Grande. Ou sob os olhos de quem me insultou na Câmara de Vereadores de Campina Grande.
Lamento, por  saber que existem jornalistas que perdem tanto tempo e energias com mentiras e que gostam de me atacar  de forma covarde e desrespeitosa como podemos perceber nas matérias que estão sendo divulgadas por Édson Pereira, Onias Xavier e pelo próprio Lenildo Ferreira, tendo em vista que  nos Blogs desses 3 jornalistas sou sempre exposto de maneira negativa e ainda sou chamado de “suposto ativista” do Movimento Negro de Campina Grande.

Finalmente, sempre é bom registrar para a posteridade que os Vereadores e uma Vereadora da “Casa de Felix Araújo” não foram PARTICIPAR do Projeto Agosto Para  Igualdade Racial e não fizeram nada para acabar com as desigualdades raciais durante os seus mandatos.Venho denunciando a omissão de um poder legislativo CONSERVADOR, AUTORITÁRIO E BURGUÊS  que adora me insultar e espalhar mentiras  para me desqualificar diante da sociedade paraibana. Mas, Luther King certa vez, disse: “a verdade oprimida na terra levantar-se-á novamente e nenhuma mentira poderá viver para sempre”. É justamente nos ensinamentos deste grande pacifista americano que eu acredito e que a sociedade paraibana também vai acreditar, pois  quem conhece a minha história quilombista sabe que venho há quase 22 anos lutando com muita seriedade, compromisso e dignidade para restaurar os ideais de Zumbi dos Palmares na nossa cidade, apesar de tantos insultos, calúnias e difamações que venho recebendo ao longo do tempo. O Projeto Agosto Para Igualdade Racial, felizmente, mostrou um pouco do que sou capaz, para dizer que a canalhice que tanto me persegue não  vai destruir o que o Afro Olodum me deu como grande lição de vida e cidadania: “Olodum do pelourinho sempre contra a opressão\ Busca paz e liberdade\ Quer o mundo em união.”
Mojubá!

Segue abaixo os vídeos citados no texto

*Fonte: Tambores da Liberdade

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s