População cobra cancelamento definitivo da barragem de Itapiranga

Barragem de Itapiranga*Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Mais de mil pessoas ameaçadas pelo projeto da barragem de Itapiranga se reuniram nesta quarta-feira (02) para cobrar o cancelamento definitivo da usina.

Os atingidos participaram de uma Audiência Pública no município de Itapiranga, organizada pela Justiça Federal, com o objetivo de explicitar a posição da população referente ao projeto de construção da usina, localizadas no rio Uruguai.

A usina vem sendo planejada há mais de 30 anos. O projeto está no Plano Decenal com previsão para entrar em operação em 2021 e tem potencial de gerar 725 MW (433 MW médios), localizado entre os municípios de Itapiranga e Pinheirinho do Vale, no rio Uruguai, entre SC e RS.

A usina poderá atingir mais de 1.000 famílias, moradores de mais de 50 comunidades.

Estudos realizados pelo MAB comprovam que as perdas aos municípios serão muito maiores que os benefícios propagandeados.

Há três anos os estudos ambientais se encontram paralisados e os órgãos ambientais pressionam pela retomada dos trabalhos, no entanto os atingidos por barragens  seguem firmes impedindo qualquer trabalho na região e estão cobrando o cancelamento definitivo.

Os atingidos também contam com a presença e amplo apoio das igrejas católica e luterana, de todos os sete prefeitos e sindicatos dos municípios atingidos, movimentos populares, vereadores, deputados da região e cooperativas.

Conforme uma das lideranças do MAB na região, ”toda população está contra e quer o cancelamento da usina. Os atingidos e todos os apoiadores. A barragem não trará nenhum benefício, basta ver o que já aconteceu em outros lugares”, afirmou Roque.

Na região, já foram construídas sete hidrelétricas, que atingiu mais de 15 mil famílias em 50 municípios.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s