A versão fantasiosa da direção do SJSP sobre a eleição com chapa única e sua magra votação

SindPraLutar*Coletivo Sindicato é Para Lutar

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) divulgou texto na página digital da entidade, em 30/3, intitulado “Eleição termina, liminar paralisa o processo”, no qual divulga uma versão bastante fantasiosa tanto dos resultados que a chapa única obteve nas urnas, quando do conflito judicial em curso.

Como se sabe, no último dia de votação, 26/3, o juiz da 77ª Vara da Justiça do Trabalho decidiu suspender a eleição, atendendo a um pedido da Chapa 2, que havia sido impugnada pela Comissão Eleitoral. Embora a advogada do SJSP tivesse sido notificada da decisão da 77ª Vara no mesmo dia, uma vez encerrada a votação, às 20 horas, as urnas foram abertas e os votos apurados, em descumprimento do despacho judicial.

O texto “Eleição termina, liminar paralisa o processo” acusa o Coletivo Sindicato É Para Lutar!, responsável pela Chapa 2, de haver tomado uma “atitude de total desrespeito com as instâncias sindicais”, porque, prossegue, “pediu intervenção judicial, após a Comissão Eleitoral ter, de forma legítima, negado inscrição à sua chapa, devido a inúmeras irregularidades e problemas frente ao Estatuto do SJSP”. Omite que, antes de ingressar na justiça, a Chapa 2 submeteu à Comissão Eleitoral um recurso contra a impugnação. Apesar de consistente e documentado, o recurso foi rejeitado.

Ainda segundo o texto: “Nos dias de eleição, houve um significativo comparecimento da categoria às urnas em todo o Estado, mesmo com uma única inscrição: a da Chapa 1- Unidade e Luta, postulante à nova diretoria do Sindicato. Um total de 699 jornalistas votou, e 653 (93%) deram seu apoio para que a chapa da situação continue seu trabalho à frente da entidade nos próximos três anos”. Porém, uma comparação com os números da eleição anterior revela, ao contrário, que a participação eleitoral da nossa categoria decresceu.

Redução de 444 votantes

Pois bem: a Chapa 1, representante da diretoria do SJSP, disputando consigo mesma e sem fiscalização de ninguém, obteve 653 votos. Três anos atrás (2012), concorrendo contra a Chapa 2, a mesma Chapa 1 conquistou 643 votos! Portanto, em 2015, mesmo sem ter de enfrentar a oposição, a Chapa 1/única avançou meros 10 votos em relação à eleição de 2012.

Um magro resultado, para um grupo que controla o Sindicato há mais de vinte anos e que acredita ter feito uma gestão exitosa no mandato que se encerra. O texto citado diz ainda ter havido “uma forte presença em diversos locais de votação”. Mas a verdade é que votaram apenas 699 eleitores. Em 2012, com a participação da Chapa 2, que obteve 500 votos (44% dos votos válidos, em número redondo), o total de eleitores foi de 1.143. Portanto, entre 2012 e 2015 houve uma redução de 444 votantes: quase 39% do total.

Nas eleições de 2009 e 2012, a Chapa 2 foi registrada para disputar as eleições, embora a documentação de alguns de seus componentes apresentasse problemas formais semelhantes aos identificados na presente eleição e algumas diretorias regionais contassem com apenas 3 membros (e não 4 como quer a atual Comissão Eleitoral). As comissões eleitorais de 2009 e 2012 entenderam que essas irregularidades formais não comprometiam a legitimidade da Chapa 2. A categoria ratificou essa avaliação e essa legitimidade ao conferir à Chapa 2, em ambas as eleições, a significativa votação de 44% dos votos válidos.

Os pífios resultados obtidos pela chapa única na eleição que por ora se encontra sub judice colocam em evidência os problemas vividos por nossa entidade: baixa representatividade da direção sindical; pequeno número de jornalistas sindicalizados, relativamente ao contingente total da categoria; reduzida presença no litoral e interior do Estado. Enquanto isso, os patrões “nadam de braçada”, demitem em massa, precarizam o trabalho e praticam assédio moral sistematicamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s