Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realiza 8º Encontro Estadual na UEFS

MAP_Enc_AC

*Fonte: Comunicação MPA

Representação de camponeses e camponesas participam do VIII Encontro Estadual do MPA, que reune campo e cidade entre os dias 05 a 08 de junho de 2015, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).  A atividade reune cerca de 600 militantes, camponeses (as), lideranças comunitárias de cerca de 50 municípios da Bahia. O VIII Encontro Estadual tem como objetivo preparar a militância para o I Congresso Nacional do MPA, bem como refletir sobre a Conjuntura Política, Organicidade do Movimento, Plano Camponês e Campesinato.

No dia 06 pela manhã  uma Feira Camponesa  acontecerá no local do evento onde serão expostos os produtos agroecológicos do CAMPESINATO e a tarde terá uma Plenária com os movimentos sociais do campo e os trabalhadores operários, na qual será discutido o Plano Camponês e a construção da Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar.

O MPA irá realizar seu I Congresso Nacional nos dias 12 a 16 de outubro de 2015 em São Bernardo do Campo – SP. Com o lema, “Plano Camponês: Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar”.

“Para chegar a este momento viemos desenvolvendo várias ações desde estudo e reflexão nas regionais e municípios para garantir um belíssimo encontro estadual. O I Congresso Nacional, será o resultado destas construções, dos debates e proposições do campesinato organizado deste país”, afirma Leomárcio Araujo da coordenação nacional do MPA.

mpa_-_bannerO Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) é um movimento camponês, de caráter nacional e popular, de massa, autônomo e de luta permanente, constituído por grupos de famílias camponesas. Seu principal objetivo é a produção de comida saudável para as próprias famílias e também para todo o povo brasileiro, garantindo assim, a soberania alimentar do país. Além disso, busca o resgate da identidade e da cultura camponesa, respeitando as diversidades regionais.

O MPA integra a Via Campesina, articulação internacional de movimentos camponeses, e junto com outros movimentos e setores da sociedade luta, por um Projeto Popular para o Brasil.

Atualmente, o movimento está organizado em 17 estados do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s