Jornalista de São Paulo, mais uma vez abstenha-se de votar na eleição do Sindicato! Democracia já!

Recuse-se a legitimar essa eleição de cartas marcadas: NÃO VOTE! Chapa 2-Sindicato é Pra Lutar!

Recuse-se a legitimar essa eleição de cartas marcadas: NÃO VOTE!
Chapa 2-Sindicato é Pra Lutar!

*Chapa2

Por determinação judicial, nos dias 18, 19 e 20 de agosto será realizada uma nova eleição para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). A eleição ocorrida em março, com chapa única, foi declarada nula pela 77ª Vara da Justiça do Trabalho, dadas as arbitrariedades cometidas pela Comissão Eleitoral, que retirou da disputa a Chapa 2. Um novo processo eleitoral foi aberto.

Porém, nada mudou no novo pleito! Mais uma vez teremos chapa única: a Chapa 1, da diretoria, concorrerá sozinha! A Comissão Eleitoral voltou a impugnar a Chapa 2, alegando “insuficiência de nomes”, embora a Chapa 2 conte com 71 componentes — e no mínimo quatro em cada uma das dez regionais do SJSP.

Além de impugnar 12 candidatos da Chapa 2 por supostas irregularidades, a Comissão Eleitoral voltou a impedir a oposição de valer-se da prerrogativa, claramente prevista no Estatuto (e reiterada na sentença da 77ª Vara), de substituição dos nomes impugnados. Tudo isso depois de negar à Chapa 2 acesso ao cadastro de jornalistas associados!

A Chapa 1 é chapa única não porque a nossa categoria esteja unificada em torno do seu programa, mas apenas e tão somente porque a oposição foi, uma vez mais, burocraticamente impedida de disputar a eleição. A Chapa 1 é constituída pelo mesmo grupo de colegas que dirige a entidade desde o final dos anos 1980 — e que deseja perpetuar-se nessa posição sem correr risco algum.

A exclusão da Chapa 2 fere a democracia, ao impedir que os jornalistas escolham a direção da entidade sindical entre grupos diferentes e entre programas diferentes. É uma mancha na história de um Sindicato e de uma categoria profissional que se destacaram na luta por liberdades democráticas.

Por tudo isso, mais uma vez fomos obrigados a recorrer à Justiça do Trabalho para garantir nosso direito de disputar a eleição, e estamos aguardando a decisão, que pode demorar. Assim, novamente recomendamos a abstenção. Sugerimos que você, colega jornalista sindicalizado(a), novamente abstenha-se de votar e, portanto, deixe de comparecer às urnas.

Repetimos aqui o que já dissemos em nossa nota de 23 de março último: “Vale lembrar que, nas mãos desse grupo, o Sindicato viu o número de jornalistas sindicalizados despencar. Em 1997 eram 4.900 filiados, hoje são pouco mais de 3 mil. Afinal, a Diretoria não enfrenta os patrões como deveria e não se esforça para mobilizar a categoria.”

Recuse-se a legitimar essa eleição de cartas marcadas: NÃO VOTE!

Chapa 2-Sindicato é Pra Lutar!
São Paulo, 13 de agosto de 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s