Convivência com o Semiárido é tema de formação de trabalhadores

irpaa1A primeira oficina do Projeto Valorização da Infância e Adolescência no Semiárido, foi realizada no último dia 02, no Centro de Referência de Assistência Social – Cras, localizado no bairro Quidé, em Juazeiro. Esse projeto é uma iniciativa do eixo Educação do Irpaa em parceria com a Ong austriaca DKA e a Secretaria de Desenvolvimento e inclusão Social – Sedis.

O projeto tem o objetivo de contribuir na formação de agentes de desenvolvimento social na perspectiva da garantia do direito das crianças e dos adolescentes. O projeto está dividido em quatro módulos trabalhando as temáticas como a convivência com o semiárido, o estatuto da criança e do adolescente, e a atividade lúdica como direito. Essas são algumas das oficinas que serão realizadas com os monitores/as, educadores/as sociais, psicólogos/as que atuam no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV.

A primeira atividade foi dedicada a desconstrução da lógica do combate a seca e os fenômenos causados pela incompreensão climática e a dependência política existente em todo o semiárido.

Sandra da Cruz França, educadora social do Cras – Tabuleiro avaliou de maneira positiva a primeira atividade realizada. “Eu achei a atividade ótima; é uma forma de intervir na formação dos educadores sociais. É essa atuação social que faz as crianças repensarem sua atuação cotidiana, sua lógica, seu convívio, esse sentimento de protagonismo dessa mudança social”, afirmou. Ao final dos quatro módulos planejados, espera-se como fruto a construção de um novo olhar para as possibilidades na região semiárida e na conscientização dessas crianças e adolescentes.

Texto e foto: Felipe Silva – IRPAA

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s