Dia Mundial da Fibrose Cística comemorado em Salvador neste sábado no Parque da Cidade

fc2

O NÚCLEO de Apoio aos Portadores de Fibrose Cística da Bahia promoveu na manhã deste sábado, 10, no Parque da Cidade, Itaigara, uma festa de confraternização comemorando o Dia Mundial da Fibrose Cística que aconteceu no dia 8 de setembro.

O NÚCLEO incentiva e reivindica a melhora na qualidade de vida dos portadores da doença e de seus familiares. O intuito é difundir a ideia de que as pessoas podem ser protagonistas de suas vidas, mesmo com a doença, se tiverem o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Embora seja uma doença incurável, o diagnóstico e tratamento precoces melhoram consideravelmente a qualidade e a expectativa de vida do portador de fibrose cística.

NÚCLEO de Apoio aos Portadores de Fibrose Cística da Bahia é uma associação sem fins lucrativos criada em julho de 2011, por portadores e pais de portadores tendo como metas imediatas a regularização do fornecimento de medicamentos e a apoio integral às pessoas acometidas da doença.

A Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética, ainda sem cura, mas que se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites. O gene “defeituoso” é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença), e é responsável pela alteração do transporte de íons através das membranas das células. Chamado de CFTR (regulador de condutância transmembranar de fibrose cística), este gene intervém na produção de suor, dos sucos digestivos e dos mucos. Isso compromete o funcionamento das glândulas exócrinas que produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s