Campus de Irecê da Uneb discute orçamento, passagem docente e pauta interna

uneb_irece

*Aduneb

A comunidade acadêmica do Campus de Irecê, na última terça-feira (27), participou de reunião do projeto ADUNEB na Estrada. Entre vários assuntos sobre a pauta interna da universidade, professores, servidores técnicos e estudantes discutiram o deficitário orçamento da Uneb, passagens docentes, direitos trabalhistas e a eleição para representantes do sindicato nos departamentos. A ADUNEB foi representada pelos diretores Caroline Lima e Vamberto Ferreira.

Durante o debate os professores do sindicato puderam tirar várias dúvidas dos presentes. Uma das principais preocupações do Campus XVI era sobre o custo da aquisição das passagens docentes, aos professores que necessitam de transporte intermunicipal para ir ao trabalho. Os diretores da ADUNEB demonstraram que o investimento em passagens, segundo análise de dados feito por professores do MD, em 2016, corresponde a apenas 14,69% da verba total destinada aos departamentos da universidade. De acordo com esse mesmo levantamento, as passagens correspondem a apenas 0,48% do orçamento da Uneb. Além disso, deram os informes sobre a luta do Movimento Docente (MD) pela permanência do citado auxílio, como as ações feitas junto à reitoria, Secretaria da Educação e Tribunal de Contas do Estado (leia mais).
Para que esses e outros cálculos tenham maior transparência e sejam de amplo conhecimento da comunidade acadêmica, a diretoria da ADUNEB defende a implementação do orçamento participativo na universidade. Em 05 de agosto, durante o seminário “Financiamento da Educação Superior na Bahia: Orçamento, Participação e Transparência”, ocorrido no campus I, o sindicato pôde expor seu posicionamento (leia mais). A atividade deu início às discussões sobre a implantação do orçamento participativo da Uneb, mais uma das reivindicações do Movimento Docente.
Sobre a luta pela garantia dos direitos trabalhistas, os professores fizeram o repasse da última reunião com o governo e a falta de comprometimento dos representantes de Rui Costa (leia mais). Para a diretoria da ADUNEB será necessário aumentar a mobilização e a força das reivindicações para que sejam conquistadas promoções, progressões, alterações de regime de trabalho e os demais itens da pauta docente 2016. Nesse contexto, a eleição dos diretores departamentais da ADUNEB, nos 29 departamentos da universidade ganha uma importância ainda maior. O processo de escolha dos representantes docentes irá até o dia 08 de outubro. Leia aqui o edital.
Escola sem Mordaça
No mesmo dia do ADUNEB na Estrada, a comunidade acadêmica do Campus de Irecê ainda teve a oportunidade de participar do debate sobre o Movimento Escola sem Mordaça. A atividade contou com a participação das professoras Caroline Lima (ADUNEB) e Luzia Azevedo (IFBA). Com o auditório lotado, as docentes puderam repercutir e expor a necessidade de combater o movimento que busca punir professores e instituições de ensino, que oferecem aos seus alunos uma formação crítica em relação a questões político-sociais. Leia mais sobre o assunto.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s