Ouvidora-geral da Defensoria Pública, Vilma Reis recebe a mais alta condecoração da Assembleia Legislativa

vilmareis

*DPE

Na manhã desta sexta-feira, 27, a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), Vilma Maria dos Santos Reis, recebeu no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia – Alba, a mais alta condecoração daquela Casa, a Comenda 2 de Julho. A condecoração foi proposta pelo deputado estadual Gika Lopes.

O deputado destacou a atuação de Vilma Reis a frente da ouvidoria externa da Defensoria Pública. “Vilma Reis tem exercido com maestria o serviço público de grande importância para a sociedade baiana, sendo uma importante ativista do movimento de mulheres negras e referência na luta contra a discriminação em nível nacional”, destacou Gika Lopes.

A homenageada disse que pretende repartir esta comenda com o Movimento de Mulheres Negras e com todas as mulheres que estão na prisão. “Para além disso, que nós possamos fortalecer as causas que nós levantamos neste momento, e uma dessas causas é o fortalecimento e ampliação da Defensoria Pública, que é uma das poucas instituições que estão de pé, tem causa e tem lado, neste momento conturbado de ataque à democracia”, afirmou Vilma Reis.

O subdefensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, representou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo e considerou que Vilma Reis tem uma história ligada a Defensoria Pública, e que, desde 2007, ela tem tido uma participação muito ativa, seja como membro da sociedade civil, seja como professora e agora como ouvidora. ” Embora esta seja uma premiação à pessoa de Vilma Reis, a gente entende que ela se estende à Defensoria Pública como um todo”, ressaltou

Vilma Reis considerou que a Comenda 2 de Julho tem uma representatividade simbólica muito forte. “Todos os prêmios e espaços que temos criado nós fazemos referência a este nome que é uma revolução, que foi uma luta popular. Foi a luta dos movimentos sociais da época, e isto para a gente é muito importante”, afirmou Vilma Reis.

Estiveram presentes à solenidade diversos representantes de movimentos da sociedade civil, deputados e ex-deputados, vereadores, secretários do governo do Estado entre outras autoridades públicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s