Câmara de Salvador precisa ganhar o respeito da população, afirma vereador Hilton Coelho (PSOL), candidato a presidente da Casa

presidencia-3

O vereador Hilton Coelho (PSOL) reafirmou nesta terça-feira (6) ser candidato à Presidência da Câmara Municipal de Salvador “porque as demais postulações representam a continuidade de submissão aos interesses do Poder Executivo. Há total ausência de autonomia em relação ao prefeito ACM Neto (DEM), rejeição às contribuições da sociedade civil organizada, debates bloqueados ou insuficientes, autoritarismo absurdo na forma de lidar com as demandas dos servidores e servidoras da Casa. Esse é o saldo das duas últimas gestões na Casa. Apresentamos nossa candidatura como um desafio à próxima legislatura se quer ser independente ou submissa”.

O legislador lembra que a Câmara de Salvador “protagonizou a aprovação, sem o devido debate interno e com a sociedade, de legislações fundamentais, a exemplo da Reforma Tributária, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUOS). Todas, em tese, com um enorme potencial de impactar positivamente na cidade, mas que, ao contrario, irão condicionar Salvador cada vez mais a um caminho de desigualdade já gritante e aprofundar sua segregação racial e social. Tudo em consonância com a concepção da chamada ‘Cidade dos Negócios’, na prática, a venda da cidade a grandes grupos econômicos, defendida pelos que dirigem o Executivo”.

Hilton Coelho detalha alguns exemplos do que qualifica como abismo entre os conteúdos aprovados na Câmara e os interesses da população de Salvador. “O Legislativo aceitou a proposta do Executivo de criar pedágios dentro do município por meio da construção da famigerada Linha Viva, bem como atrelou o aumento dos subsídios dos vereadores ao reajuste dos deputados estaduais, de forma automática, retirando a possibilidade de discussão sobre o tema pela sociedade. Exemplos como esses apenas ampliam o fosso existente entre o sentimento popular e a representação parlamentar”.

Ele acredita ser necessário iniciar “um movimento de resistência a este processo de apequenamento da Câmara de Salvador. Precisamos marcar um novo momento de independência de nossa Casa Legislativa frente ao Executivo e de qualificar os debates por ela promovidos. A Câmara não pode ser vista como um castelo apático e distanciado dos problemas reais vividos pela população de Salvador, sobretudo na atual conjuntura em que o Congresso Nacional serve para tomar medidas nitidamente antipopulares. Precisamos que a câmara de Salvador seja um espaço de debates democráticos e que, assim, ela ganhe relevância”.

“Salvador é uma terra de lutas e de sonhos. Sonhos de liberdade e igualdade que inspiram a Revolta dos Malês, a luta dos mártires de Búzios e o 2 de Julho. Sonhos de homens e mulheres do povo, com a cara e a cor de nossa cidade, como Luiza Mahin, João de Deus, Manuel Faustino, Lucas Dantas, Luís Gonzaga, Maria Felipa e Maria Quitéria. A cidade do Salvador, a mais negra fora da África, sonha e luta por um projeto político que garanta o direito à cidade, com cidadania à população LGBT, que combata a intolerância religiosa, que tenha as políticas públicas para mulheres, negros e jovens como uma prioridade e que se paute pela democracia participativa”, afirma o vereador do PSOL.

Hilton Coelho conclui afirmando que lança sua candidatura à Presidência da Câmara conclamando “vereadores e vereadoras, servidores e servidoras e especialmente toda a sociedade civil organizada, Centrais Sindicais, Movimentos Sociais, OAB, IAB, entre outros, a se juntar em um grande movimento de afirmação da altivez do Legislativo, afinal, não são tempos para temer. São tempos para ousar. Ousar lutar. Ousar vencer”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s