Vereador Hilton Coelho (PSOL) denuncia violência contra quilombolas em Lauro de Freitas

*Ascom HC

Na manhã do dia 11, quarta-feira, lideranças do Quilombo de Quingoma, em Lauro de Freitas, foram vítimas de atos de violência de grileiros da região. A liderança Ana Lúcia Silva teve a cerca da entrada de sua terra derrubada, com arames farpados cortados, durante a madrugada. Dias antes, no domingo, dia 08, homens adentraram pela madrugada a sua terra e tentaram forçar a porta de entrada da casa, sem obter sucesso. O vereador Hilton Coelho acompanha desde 2013 o processo de regularização e auxilia no combate à violência.

“Tais violências são de mais um capítulo na história constante assédio e violência contra o Quilombo de Quingoma, em sua luta pela demarcação de seu território. Áreas da associação já foram incendiadas, animais foram mortos ou envenenados, o que tem impedido os quilombolas de criar estes animais e garantir, assim, o seu sustento. A própria Ana Lúcia já teve sua residência invadida por homens armados em 2013, que lhe ameaçaram de morte, caso continuasse com a luta no Quilombo”, denuncia o vereador Hilton Coelho (PSOL).

O legislador conclui afirmando que “todas estas ações têm por objetivo a expulsão dos integrantes do Quilombo e são realizadas por grileiros conhecidos da região que pretendem tomar as terras dos quilombolas. Trata-se de mais uma liderança dos movimentos sociais ameaçada, como tem ocorrido em vários lugares do país. É preciso que a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) e o governador Rui Costa (PT) tomem as providências necessárias para protegerem os quilombolas e evitar o assassinato de mais uma lutadora do povo. É preciso que se acelere o processo de demarcação e titulação do Quilombo de Quingoma, garantindo-lhes a posse regular de suas terras”.

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s