Camelôs ameaçados de expulsão das ruas do centro comercial de Feira de Santana

O Mandato da Resistência do deputado estadual Hilton Coelho #PSOL #PCB #UP, em conjunto com Jhonatas Monteiro,  manifestou repúdio à agressão do governo municipal de Feira de Santana contra pelo menos 8 mil feirantes, camelôs e ambulantes da cidade que estão para serem expulsos das ruas e obrigados a se instalarem em um tal “Shopping Popular”, que na realidade deveria se chamar “Shopping Particular”.

“Manifestamos todo o nosso apoio e solidariedade à luta travada pela categoria dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio rua contra a instalação de um Shopping Center no Centro de Abastecimento de Feira de Santana. É um ataque às tradições culturais mais básicas da cidade, que dão, inclusive, nome ao município. Considerado um dos maiores entrepostos comerciais do Norte-Nordeste do Brasil, com circulação diária de milhares de pessoas, responsável pelo escoamento da produção agrícola da região, tanto da economia popular e solidária, como também do agronegócio, o Centro de Abastecimento de Feira de Santana está sendo destruído para a construção de um shopping center da rede Mineira ‘UAI Shopping'”, afirmou Hilton Coelho..

Ele detalha que a agressão conduzida pelo prefeito Colbert Martins Filho (MDB) contra os feirantes, camelôs e ambulantes tem ligação direta com o processo de desmonte e destruição do entreposto se iniciou em 2014, na gestão do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM). À época, a justificativa foi que seria ali construído um “shopping popular” e que o projeto era de “interesse público”. Mas a gestão do ex-prefeito sequer se preocupou em promover o Estudo de Impacto de Vizinhança, o Estudo de Impacto Ambiental e estudos socioeconômicos, que deveriam ser prévios à obra, concedendo à citada empresa área pública para construção do empreendimento. Dentre outros absurdos, as obras atingiram uma veia do lençol freático da Bacia do Rio Jacuípe, dependendo a obra, portanto, de licenças ambientais que deveriam ser outorgadas pelo Instituto Estadual.

Para o legislador, “é um evidente processo de higienização social, uma vasta gama de trabalhadores estão sendo prejudicados, pois feirantes, carregadores, artesãos, açougueiros e pequenos comerciantes estão sendo expulsos do Centro de Abastecimento, para se dar continuidade a edificação do Shopping Center UAI, e cuja empresa já está negociando 1200 vagas para comerciantes locais, cobrando altos valores a título de aluguel, condomínio e outras taxas, que se tornam proibitivos para os/as trabalhadores/as tradicionais. Para piorar, os novos boxes são áreas muito menores do que aquelas que eram tradicionalmente ocupadas trabalhadoras/es.”

Ele ressalta que várias atividades culturais do Centro de Abastecimento de Feira de Santana estão perdendo seu espaço de protagonismo, como o artesanato sertanejo, o forró, o samba de roda que ecoava no teatro de arena e nas festas em homenagem a Santa Bárbara e a feira do chapéu, no período junino, dentre outras, atingindo a cultura da cidade e do Estado, tudo por conta da verdadeira privatização do espaço público.

“A Assembleia Legislativa da Bahia não pode se omitir e deve se posicionar contrária à expulsão dos/as trabalhadores/as, mantendo-se o direito ao trabalho de pelo menos 8 mil pessoas que enfrentam a crise econômica e o desemprego com seu trabalho como ambulantes, camelôs e feirantes. Manifestamos aqui nosso total e irrestrito apoio às pessoas que retiram seu sustento do trabalho nas ruas e no Centro de Abastecimento de Feira de Santana”, conclui Hilton Coelho.

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s