PL que acaba com demarcações de Terras Indígenas na pauta de hoje da CCJ da Câmara

demarcacoes-de-Terras-Indigenas

*ClimaInfo

Está na pauta de hoje (26) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara o Projeto de Lei 490/2007, que permite ao governo tirar da posse de Povos Indígenas áreas demarcadas há décadas. Para tanto, a proposta altera o Estatuto do Índio (Lei 6.001/1973) e atualiza o texto da PEC 215 – uma das maiores ameaças aos Direitos Indígenas que já tramitaram no Congresso. Se aprovado, o projeto retirará dos indígenas direitos assegurados pela Constituição, como a posse permanente de suas terras e o direito exclusivo sobre seus recursos naturais.

O PL já passou pelas comissões de Agricultura e de Direitos Humanos (onde recebeu parecer contrário). Caso seja aprovado na CCJ, segue ao plenário e, se também for aprovado, vai ao Senado.

O Observatório do Clima traz mais detalhes deste novo ataque do Legislativo aos Direitos Humanos e ao meio ambiente. Entre outras coisas, o PL viabilizaria a legalização automática de centenas de garimpos nas TIs, hoje responsáveis pela disseminação da COVID-19, a contaminação por mercúrio, a destruição de nascentes e rios inteiros e o desmatamento.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB – informa que “o projeto também aplica às demarcações o chamado ‘marco temporal’, pelo qual só teriam direito à terra os Povos Indígenas que estivessem em sua posse, no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, ou que estivessem em disputa judicial ou conflito direto com invasores.” A APIB diz que a tese do marco temporal “desconsidera o histórico de expulsões, remoções forçadas e violências cometidas contra essas populações, em especial durante a ditadura.”

Deixe um comentário

Arquivado em Atitude & Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s